Seguidores

A Magia Wicca

Wicca é uma religião baseada no respeito à Natureza e no culto a Deusa.
As wiccans cultuam os ritos baseados no ciclo da terra e nas estações; buscam harmonizar-se com a Natureza.

Em geral, na Wicca não existem sacerdotes que detém o poder de contato com o divino.
Qualquer praticante pode entrar em contato com a Deusa e os Deuses. Por isso o fato de que a Wicca é uma religião que pode ser praticada tanto solitariamente como em grupos, chamados covens.

A Wicca é definida como um caminho iniciático, uma religião de mistérios que guia os seus iniciados a uma profunda comunhão com os poderes da Natureza e da psique humana, conduzindo a uma transformação do indivíduo.

Publicamente, a Wicca começou a ser divulgada no início dos anos 50 na Inglaterra, por Gerald Gardner, filho de escoceses e nasceu em 13 de junho de 1884, em Liverpool, na Inglaterra.

Os primeiros contatos de Gardner com a Arte acontecem durante a Segunda Guerra Mundial, quando ele descobre um coven localizado próximo à sua residência em New Forest. Gardner decide então, publicar
"High Magic's Aid" (as leis contra a bruxaria perduraram na Inglaterra até
1951).

Este livro é escrito por Gardner como um romance, mas revela durante sua história alguns rituais até então secretos.

Segundo Doreen Valiente (uma das divulgadoras da Tradição Gardneriana), Gerald Gardner acreditava que, de certa forma, a Arte "chamava" os mais jovens; pessoas que foram bruxos em outras vidas, ou que traziam a Antiga Religião guardada em seus inconscientes.

Foi também precursor do naturismo, defendendo a prática dos oficiantes "vestidos de céu" (nus) e manteve o tradicionalismo em seus rituais, que são, via de regra, presididos por uma Sacerdotisa auxiliada por um Sacerdote.

A partir de Gardner, a divulgação da Wicca não parou mais. Muitas outras tradições foram criadas, como a Tradição Alexandrina, fundada em 1960 por Alex Sanders. Semelhante à tradição Gardneriana, é um pouco mais flexível quanto à algumas exigências de Gardner (o nudismo, por exemplo).

Nos Estados Unidos o impulso ao Paganismo surge durante a década de 70, por conta do movimento feminista, que buscava a igualdade entre os sexos.

Algumas tradições são exclusivamente abertas apenas à participação de mulheres, como um dos "braços" da Tradição Diânica, fundada por Morgan MacFarland, que se divide em "Old Dianic Tradition", onde se cultua a Deusa e o Deus como seu consorte e a divisão chamada de Feitiçaria Feminista Diânica, onde apenas a Deusa é cultuada e só as mulheres podem participar dos grupos.

A Wicca é às vezes comparada ao xamanismo, pelo fato do xamã estar em contato com os espíritos da natureza e com a magia.

Outro facto interessante é que, assim como o xamanismo, a Wicca utiliza-se do ritual (que leva o indivíduo aos estados alterados de consciência) e de ervas mágicas para entrar em contato com a divindade.



Existem outras tradições dentro da Wicca, como a Hecatina, onde os bruxos se dirigem a cultuar a deusa Hécate e tentam buscar os antigos rituais à Hécate, a Seax Wicca, fundada por Raymond Buckland, que foi uma das primeiras que introduziu a figura do bruxo solitário e do auto-iniciado; a Tradição Strega, italiana; a Tradição Algard, reunião das tradições Gardneriana e Alexandrina; Tradição Galesa, que usa o panteão galês de divindades; a Tradição Teutônica ou Nórdica, que se inspira nos mitos islandeses, suecos e noruegueses; Tradição Asatrú, baseada principalmente na mitologia escandinava e a Tradição Georgina, que basicamente mistura todas as outras tradições, se configurando como a mais eclética.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário :)

Deixe aqui a sua Mensagem ou Sugestão