Seguidores

AS ARVORES nos primórdios

A árvore é um dos símbolos tradicionais mais essen­ciais, e seu culto tem sido parte importante e altamente influente na história da religião de quase todas as raças sobre a face da terra.

No culto às árvores de muitas culturas pagãs antigas, a maioria delas era tida como feminina, e sua seiva, oferecida em cálices dourados aos deuses. Acreditava-se que todas as suas partes possuíam poderes místicos, e os rebentos que nasciam sobre as sepulturas dos seres huma­nos ou dos animais sacrificados eram tidos como especial­mente sagrados.

As árvores eram símbolo essencial da religião caidéia.
Símbolos em forma de árvore foram encontrados nos tem­plos antigos e em cilindros gravados, e há descrições de usos dos ramos tanto nas cerimónias religiosas como má­gicas nos textos sagrados dos caldeus.

Na antiga Ática, durante a orgia dionisíaca (o festival do deus grego do vinho, Dionísio), as árvores eram cobertas com vestes e jóias para representar o deus. Essa prática era também comum em outros festivais gregos (e também romanos).

Árvores sagradas estilizadas, cercadas de seguidores e decoradas com guirlandas aparecem em muitas escultu­ras indianas dos tempos antigos. (Outro estágio de estili-zação da árvore sagrada é sua decoração com máscara ou artigo de vestuário para simbolizar a deidade; e, por fim, a escultura do seu tronco numa estátua.)


Na Grécia, quando se honrava um deus ou uma deu­sa, eram colocadas grinaldas feitas dos galhos da sua árvore sagrada sobre a mesma, que era, então, adorada. Penduravam-se, também, várias oferendas e presentes, trofeus de caça e armas dos conquistadores para trazer boa sorte.

Mesmo após muitos pagãos terem sido convertidos aos novos caminhos do cristianismo, as pessoas continua­ram a acender velas e a oferecer pequenos sacrifícios sob árvores sagradas. (Nos tempos atuais os Bruxos ainda penduram guirlandas sobre certas árvores e dançam em torno de seus troncos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário :)

Deixe aqui a sua Mensagem ou Sugestão