Seguidores

Dianismo


O Dianismo é uma vertente da Wicca onde a Deusa é cultuada com exclusividade ou com predominância.

Geralmente tratam-se de grupos extremamente feministas, não permitindo homens ou restringindo de alguma forma a sua participação enquanto sacerdotes.

Cabe notar que existem Tradições Diânicas que, apesar de privilegiarem o culto da Deusa, não incluem nos seus ditames actuações políticas feministas ou a exclusão do masculino.



*A Tradição Diânica Nemorensis
A Tradição Diânica Nemorensis é um caminho da Wicca fundada por Claudiney Prietto após anos de vivênica e prática da Religião da Deusa no Brasil.


O Dianismo inclui diversas vertentes do Paganismo e é caracterizado pela preponderância do culto à Deusa e enfoque do feminino acima do masculino nas muitas manifestações da vida: natureza, espiritualidade e humanidade.

Esta Tradição recebe o nome Nemorensis em honra à Diana e seus Sacerdotes chamados Rex Nemorensis.

Um dos diferenciais da Tradição Diânica Nemorensis em relação aos outros caminhos Diânicos é o encorajamento e aceitação da iniciação pelas mãos de Sacerdotes de ambos os sexos, ao contrário das outras manifestações do Dianismo que concedem este direito exclusivamente às mulheres.


A Tradição Diânica Nemorensis é formada por Covens, Groves e Círculos mistos ou apenas de um sexo e seu Calendário Litúrgico baseia-se em 21 rituais anuais: 13 Esbats e 8 Sabbats.

Nesta Tradição a Roda do Ano não reflete ciclo de nascimento, vida e morte do Deus Cornífero, mas os fluxos e refluxos da Deusa saindo e entrando de seu labirinto sagrado.


Uma das características marcantes da Tradição é o uso do canto e da dança como principal fonte geradora e canalizadora de poder durante os rituais.

1 comentário:

  1. São muitos os segredos da religião wicca, sempre que posso tento aprender cada vez mais.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário :)

Deixe aqui a sua Mensagem ou Sugestão